Roteiro de Viagens: Fernando de Noronha

0
95

Com três de suas praias classificadas entre as cinco melhores do Brasil, de acordo com o prestigiado Guia Quatro Rodas Praias, o melhor guia do Brasil em praias paradisíacas, Fernando de Noronha está em uma liga própria quando se trata de um paraíso. 

Da areia macia que banha os dedos dos pés enquanto você caminha pelas praias intocadas emolduradas por falésias irregulares, até as águas quentes com a maior concentração mundial de golfinhos selvagens, o arquipélago das 21 ilhas é um mundo à parte de qualquer outra coisa. 

Confira abaixo um roteiro de viagem a Fernando de Noronha que vai te ajudar aproveitar o máximo esse paraíso.

Quando ir a Fernando de Noronha

As temperaturas não variam muito em Fernando de Noronha. A ilha tem as temperaturas mais consistentes do mundo: nunca fica mais fria que 18 ° C ou mais quente que 30 ° C. A estação chuvosa vai de maio a agosto, mas a precipitação é esporádica e nunca dura muito. A estação chuvosa também é baixa, então você encontrará melhores acomodações e promoções de passeios.

Abril é o melhor mês para mergulhar, pois o oceano geralmente é mais calmo durante esse período. Como a ilha permite apenas menos de 500 pessoas por vez, nunca fica muito cheia, mesmo na alta temporada.

A taxa para entrar na ilha

Todos os visitantes devem pagar uma taxa de preservação ambiental para visitar Fernando de Noronha, que começa em torno de R $ 45 por um dia e aumenta por número de dias que você passa lá. 

Você pode encontrar mais informações sobre os valores aqui, mas verifique com sua agência de viagens antes de ir em caso de alterações. Você deve pagar a taxa on-line, no aeroporto ou na chegada. Além do imposto sobre a natureza, você deve pagar uma taxa ecológica para entrar no parque nacional da ilha, que deve ser pago mesmo para as viagens mais breves e será válido por 10 dias. Custa R$ 65 para brasileiros e R$ 130 para estrangeiros.

Coisas para ver e fazer em Fernando de Noronha

Confira algumas coisas que você não pode deixar de ver e faze enquanto estiver em Fernando de Noronha:

1.     Observação de golfinhos

Centenas de golfinhos se reúnem todas as manhãs na mesma baía protegida e podem ser observados dos penhascos acima. As águas ao redor da ilha são evidentemente o campo de criação de golfinhos mais importante do mundo. A baía é oficialmente conhecida como Baía dos Porcos, mas com o tempo passou a ser conhecida como Baía dos Golfinhos. 

2.     Porto de Santo Antônio

Esta vila no extremo leste de Fernando de Noronha é o único porto da ilha e o local de seu único posto de gasolina. A partir daqui pequenos barcos levam os visitantes a passeios pelo litoral da ilha. Os barcos levam você ao longo da costa norte em direção à Ponta da Sapata, passando por uma sucessão de praias e contornando a ilha até Mar de Fora.

3.     Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Cobrindo cerca de 70% da ilha principal e todo o mar circundante, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha contém a maioria dos pontos turísticos imperdíveis do arquipélago, incluindo suas três melhores praias e todas as ilhas secundárias. 

A entrada no parque é válida por 10 dias e a taxa pode ser paga em dinheiro ou com cartão de crédito em um quiosque na Vila dos Remédios e no Centro de Visitantes.

4.     Praia Do Sancho

É uma visão de sonho da praia tropical perfeita. Não há espreguiçadeiras, chuveiros, bar na praia e instalações de qualquer tipo. O acesso é complicado, você desce uma escada através de uma fenda profunda na face da rocha e levantar-se novamente é ainda mais complicado. Por todos esses motivos, Sancho ganhou recentemente o cobiçado prêmio de Melhor Praia do Brasil. 

5.     Forte dos Remédios

Facilmente o mais bem preservado forte português da ilha, o Forte dos Remédios merece uma visita e oferece excelentes vistas do topo de sua colina acima de Vila dos Remédios. 

6.     Dirija bugies

Alugar um buggy é a maneira mais comum de se locomover em Fernando de Noronha, e você pode explorar as partes mais isoladas da ilha que ficam fora da estrada principal (incluindo grande parte da estrada lamacenta que segue a costa). 

7.     Baía dos Porcos 

A pequena Baía dos Porcos é a menor das praias exclusivas de Noronha e possui apenas 30m de areias douradas divididas por rochas vulcânicas escuras que enfrentam águas de cores fantásticas. 

A baia oferece panoramas sensacionais do Morro Dois Irmãos e águas suaves para nadar. O acesso só é possível durante a maré baixa, pois é necessário atravessar um promontório da vizinha Praia Cacimba do Padre.

8.     Praia do Leão

A mais selvagem das três grandes e amplas praias do Noronha, a Praia do Leão, talvez seja o lugar que melhor consegue passar o isolamento de Noronha. É um longo trecho de areia dourada, cercado por águas azuis gradualmente escurecendo, que chegam a um par de ilhas rochosas ao largo da costa.

9.     Baía do Sancho

O trecho de areia mais impressionante de uma ilha de praias magníficas, a Baía do Sancho é uma enseada protegida de brilhantes águas azul-turquesa apoiadas por falésias cobertas de florestas. 

Ela é de difícil acesso, já que os visitantes devem descer os penhascos em uma série de escadas ou chegar de barco, mas isso apenas adiciona mais ao fator “uau” que você tem quando finalmente pisa em suas areias macias e sedosas.

Assim, essas são as principais dicas que vão ajudar você a aproveitar melhor a sua viagem a Fernando de Noronha e aproveitar ao máximo esse paraíso brasileiro. 

Para planejar sua próxima viagem, consulte as ofertas de Pacotes de Viagens com preços imperdíveis em http://www.ofertasdeviagens.com.br